Kona Explosif 2008 SS
+2
max
350plus
6 participantes
Página 1 de 1
Kona Explosif 2008 SS
Conforme prometido, cá fica a apresentação da minha máquina SS.
É uma Kona Explosif 2008, em aço e com dropouts deslizantes para tensionar a corrente. Gosto deste quadro pela sua cor, geometria e lugar na história das BTT; o Explosif é o quadro em aço de excelência da Kona desde 1988.
Estes são os componentes e o respectivo peso:
Graças aos pneus e ao garfo de carbono é consideravelmente leve. Pensei que estaria abaixo dos 10 kg, mas ao pesar os componentes todos verifiquei que tinha subestimado o peso do guiador. Falhei por 80 gramas. As vantagens do aço têm um preço, ou melhor um peso.
Os pneus de alto volume conjugam-se com um ângulo direcção mais relaxado que é bastante estável nas descidas e permite passar zonas técnicas mais depressa. Perdi um bocado na agilidade a que me tinha habituado,especialmente em curvas apertadas a baixa velocidade, mas penso que o acréscimo de estabilidade compensa largamente esta perda.
Não detectei qualquer flexão ou comportamento estranho na forqueta. Pareceu-me bastante competente, mas uma vez que troquei de quadro, pneus e forqueta simultâneamente não tenho base de referência para avaliar correctamente o comportamento de mesma.
A transmissão funcionou correctamente à primeira tentativa. Gostei bastante de utilizar os dropouts deslizantes para ajustar a tensão. São realmente uma solução elegante que traz um acréscimo de precisão ao processo de tensionar uma corrente. Vou modificar os dropouts com parafusos de ajuste mais curtos, uma vez que a minha mudança favorita de 32-16 funciona com os dropouts muito encostados à frente e não há necessidade de ter aqueles palitos ali espetados.
A linha de corrente que consegui não está ainda perfeita. Pelas minhas medições estou 1 - 1.5 mm fora de alinhamento. Infelizmente o kit de espaçadores da DMR não consegue apanhar a posição ideal. Mesmo assim, a transmissão está bem suave e silenciosa, sem comportamentos duvidosos. E andar sem tensor é uma experiência muito boa. A ausência do saltitar da corrente e o atrito da roldana é bem perceptível.
Todo o restante material é material que já tinha usado por aqui e que deu provas da sua fiabilidade. Fui roubar o Hone a outra bicicleta que tinha por aqui. Este é um cranque muito bom, que combina peso leve com pormenores de robustez que pedaleiros de alta gama não possuem. O calcanhar de Aquiles desta bicicleta talvez sejam as suas rodas Mavic Crossride, que embora não sejam más, não se podem considerar rodas para durar para sempre. É um possível caminho de evolução futura, mas para já vou usar e abusar delas.
É uma Kona Explosif 2008, em aço e com dropouts deslizantes para tensionar a corrente. Gosto deste quadro pela sua cor, geometria e lugar na história das BTT; o Explosif é o quadro em aço de excelência da Kona desde 1988.
Estes são os componentes e o respectivo peso:
Graças aos pneus e ao garfo de carbono é consideravelmente leve. Pensei que estaria abaixo dos 10 kg, mas ao pesar os componentes todos verifiquei que tinha subestimado o peso do guiador. Falhei por 80 gramas. As vantagens do aço têm um preço, ou melhor um peso.
Os pneus de alto volume conjugam-se com um ângulo direcção mais relaxado que é bastante estável nas descidas e permite passar zonas técnicas mais depressa. Perdi um bocado na agilidade a que me tinha habituado,especialmente em curvas apertadas a baixa velocidade, mas penso que o acréscimo de estabilidade compensa largamente esta perda.
Não detectei qualquer flexão ou comportamento estranho na forqueta. Pareceu-me bastante competente, mas uma vez que troquei de quadro, pneus e forqueta simultâneamente não tenho base de referência para avaliar correctamente o comportamento de mesma.
A transmissão funcionou correctamente à primeira tentativa. Gostei bastante de utilizar os dropouts deslizantes para ajustar a tensão. São realmente uma solução elegante que traz um acréscimo de precisão ao processo de tensionar uma corrente. Vou modificar os dropouts com parafusos de ajuste mais curtos, uma vez que a minha mudança favorita de 32-16 funciona com os dropouts muito encostados à frente e não há necessidade de ter aqueles palitos ali espetados.
A linha de corrente que consegui não está ainda perfeita. Pelas minhas medições estou 1 - 1.5 mm fora de alinhamento. Infelizmente o kit de espaçadores da DMR não consegue apanhar a posição ideal. Mesmo assim, a transmissão está bem suave e silenciosa, sem comportamentos duvidosos. E andar sem tensor é uma experiência muito boa. A ausência do saltitar da corrente e o atrito da roldana é bem perceptível.
Todo o restante material é material que já tinha usado por aqui e que deu provas da sua fiabilidade. Fui roubar o Hone a outra bicicleta que tinha por aqui. Este é um cranque muito bom, que combina peso leve com pormenores de robustez que pedaleiros de alta gama não possuem. O calcanhar de Aquiles desta bicicleta talvez sejam as suas rodas Mavic Crossride, que embora não sejam más, não se podem considerar rodas para durar para sempre. É um possível caminho de evolução futura, mas para já vou usar e abusar delas.
350plus- Colaborador
- Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/09/2008
Kona Explosif 2008 SS
350plus
Bem vindo ao Singlespeed-Portugal
Parabéns pela màquina, as fotos são excelentes mas, ao vivo é bem mais bonita os pormenores dos acabamentos e dos componentes muito bom.
Acho que fizeste uma magnifica aquisição.
Bem vindo ao Singlespeed-Portugal
Parabéns pela màquina, as fotos são excelentes mas, ao vivo é bem mais bonita os pormenores dos acabamentos e dos componentes muito bom.
Acho que fizeste uma magnifica aquisição.
Re: Kona Explosif 2008 SS
Esta "lima" está no top já tive oportunidade de a ver ao vivo e de rolar em cima dela e é simplesmente fantástica, muito mais bonita ao vivo...
Mostra-nos mais fotos da máquina e as tuas voltinhas com ela...
Abraço
Mostra-nos mais fotos da máquina e as tuas voltinhas com ela...
Abraço
Re: Kona Explosif 2008 SS
Bem este quadro é quase tão bonito como o Trek do nosso amigo FDurao.
Uma montagem bastante interessante.
Boas pedaladas
Uma montagem bastante interessante.
Boas pedaladas
Quadro Kona SS
Boas. Esse quadro é mesmo proprio para singlespeed?
secadegas- Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/11/2008
Re: Kona Explosif 2008 SS
Sim quando o dropout é horizontal (dropouts deslizantes), normalmente são quadros de single speed!
Estes dropouts são tambem comuns nas bikes de dirt e bmx!
Abraço!
Estes dropouts são tambem comuns nas bikes de dirt e bmx!
Abraço!
Re: Kona Explosif 2008 SS
Ora, uns meses depois de apresentar a versão 1.0 da Explosif aqui fica a versão 2.0
Levou algumas peças novas. O upgrade principal é uma forqueta Amaro de Titânio feita segundo as minhas especificações.
Nas rodas, umas XTR vieram substituir as Crossride. Os apertos rápidos Shimano deram lugar a uns BBB de parafuso para melhorar a força de aperto e reduzir um pouco ao peso. Finalmente, o carreto de trás DMR foi substituido por um Surly 16T.
A nova tabela de componentes e respectivo peso é esta:
Levou algumas peças novas. O upgrade principal é uma forqueta Amaro de Titânio feita segundo as minhas especificações.
Nas rodas, umas XTR vieram substituir as Crossride. Os apertos rápidos Shimano deram lugar a uns BBB de parafuso para melhorar a força de aperto e reduzir um pouco ao peso. Finalmente, o carreto de trás DMR foi substituido por um Surly 16T.
A nova tabela de componentes e respectivo peso é esta:
350plus- Colaborador
- Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/09/2008
Tópicos semelhantes
» Forquetas em aço "Cro-Mo"
» Fui de Kona
» Kona humu
» Kona Cinder Cone
» As minhas SS: Kona Unit e Roll
» Fui de Kona
» Kona humu
» Kona Cinder Cone
» As minhas SS: Kona Unit e Roll
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Nov 13, 2023 1:57 pm por max
» Kona humu
Sex Nov 18, 2022 6:02 pm por max
» Dia 2 de Novembro dia Internacional do Singlespeed
Qua Nov 02, 2022 1:24 pm por max
» SingleSpeed Portugal no strava.
Ter Mar 01, 2022 8:31 pm por iMiguel
» SingleSpeed em Portugal. O que falta fazer?
Ter Fev 15, 2022 7:06 pm por iMiguel
» Projecto: blackSSheep
Ter Jun 15, 2021 11:21 am por iMiguel
» Singlespeed MTB 101 or: Singlespeed by Dummy
Sáb Fev 20, 2021 11:23 pm por max
» My First Singlespeed Ride in Sedona - Hardtail Party
Seg Dez 14, 2020 10:45 pm por max
» Red Light Go! Bike Messenger Alley Cat Racing Documentary (2020)
Seg Nov 16, 2020 12:54 pm por iMiguel