GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
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Fukendie
RTD
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GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Olá a todos,
ando há muito para começar a comunicar aqui no Forum e penso que chegou a altura.
Tenho várias bikes (MS) e uma que uso nas ciclovias SS.
Mas tenho desde 2000 uma GT Ruckus que já esteve montada mais para o urban/freeride, que neste momento não uso, e comecei a montá-la para SS.
Meti a minha fiável Marzocchi Z1 Freeride de 130mm, umas rodas levezinhas que comprei no Natal, a pedaleira que comprei há uns anos mas ainda não tinha montado, e o resto são avanço, guiador, espigão, selim que tinha extra em casa.
Agora estou só a precisar de encontrar uns travões para travar esta máquina.
Estou é com umas dúvidas que são comuns para quem muda de MS (MTB) para SS (MTB).
Na estrada/ciclovias uso uma relação 3:1 (48T-16T) e tenho visto que para MTB é aconselhável uma relação 2:1 (32T-16T, 34T-17T, 36T-18T, 38T-19T).
Como tenho um prato SS de 38T estou a pensar colocar um carreto SS de 19T ou de 20T.
O que gostava de saber da experiência de quem usa uma bicicleta deste género para andar em trilhos do tipo de Monsanto ou Sintra, é se esta opção funciona bem?
Acham que há diferença entre um carreto de 19T ou 20T (para o prato de 38T)?
Pelo que percebi o facto de usar um prato com mais dentes, leva a um menor desgaste da transmissão, em comparação com menos dentes no prato (p.ex.: 32T-16T).
E guias de corrente? Esta fixa que tenho da DMR é boa? Ou será preferivel uma das que têm mola? Ou as que usam mola não aguentam tão bem a força da pedalada nas subidas?
Venham de lá essa opiniões para terminar a montagem da minha bike e rapidamente começar a testar os trilhos com esta SS
Obrigado a todos!
ando há muito para começar a comunicar aqui no Forum e penso que chegou a altura.
Tenho várias bikes (MS) e uma que uso nas ciclovias SS.
Mas tenho desde 2000 uma GT Ruckus que já esteve montada mais para o urban/freeride, que neste momento não uso, e comecei a montá-la para SS.
Meti a minha fiável Marzocchi Z1 Freeride de 130mm, umas rodas levezinhas que comprei no Natal, a pedaleira que comprei há uns anos mas ainda não tinha montado, e o resto são avanço, guiador, espigão, selim que tinha extra em casa.
Agora estou só a precisar de encontrar uns travões para travar esta máquina.
Estou é com umas dúvidas que são comuns para quem muda de MS (MTB) para SS (MTB).
Na estrada/ciclovias uso uma relação 3:1 (48T-16T) e tenho visto que para MTB é aconselhável uma relação 2:1 (32T-16T, 34T-17T, 36T-18T, 38T-19T).
Como tenho um prato SS de 38T estou a pensar colocar um carreto SS de 19T ou de 20T.
O que gostava de saber da experiência de quem usa uma bicicleta deste género para andar em trilhos do tipo de Monsanto ou Sintra, é se esta opção funciona bem?
Acham que há diferença entre um carreto de 19T ou 20T (para o prato de 38T)?
Pelo que percebi o facto de usar um prato com mais dentes, leva a um menor desgaste da transmissão, em comparação com menos dentes no prato (p.ex.: 32T-16T).
E guias de corrente? Esta fixa que tenho da DMR é boa? Ou será preferivel uma das que têm mola? Ou as que usam mola não aguentam tão bem a força da pedalada nas subidas?
Venham de lá essa opiniões para terminar a montagem da minha bike e rapidamente começar a testar os trilhos com esta SS
Obrigado a todos!
RTD- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 6
Localização : Cascais
Data de inscrição : 18/10/2013
Re: GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Ui! Vai la vai... Ou tens umas grandas pernas ou então vais andar muito a pe... lol
Olha eu ando preferencialmente pela arrábida, e usava 32x18. Essa relação para mim ao nivel de subida estava optima, mas ja a direito era um desatino. Mudei para 36x18. Ora agora a direito ja me safo melhor, mas o que e certo é que agora tambem ja faço "cicloturismo" e na última volta desmontei 2 veses...
Ora parece-me que tanto Sintra como Monsanto são bastante "agrestes" e com essas relações vais ter alguma dificuldade a subir.
Óbviamente estou a falar de cor... Sinceramente o que te aconselho é experimentares e veres o que aguentas e qual é a melhor relação para as tuas pernas, pois conheço um bacano que anda com 38x18 e aguenta-se... depende muito do rider...
Abraço e boas singlepedaladas...
Olha eu ando preferencialmente pela arrábida, e usava 32x18. Essa relação para mim ao nivel de subida estava optima, mas ja a direito era um desatino. Mudei para 36x18. Ora agora a direito ja me safo melhor, mas o que e certo é que agora tambem ja faço "cicloturismo" e na última volta desmontei 2 veses...
Ora parece-me que tanto Sintra como Monsanto são bastante "agrestes" e com essas relações vais ter alguma dificuldade a subir.
Óbviamente estou a falar de cor... Sinceramente o que te aconselho é experimentares e veres o que aguentas e qual é a melhor relação para as tuas pernas, pois conheço um bacano que anda com 38x18 e aguenta-se... depende muito do rider...
Abraço e boas singlepedaladas...
Fukendie- É um duro já anda de SS rígida
- Número de Mensagens : 148
Localização : Monte da Caparica
Data de inscrição : 04/12/2010
Re: GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Boas. Bem, ou tens realmente boa perna ou então acho que vais andar muito a pé. Sinceramente acho que 38 à frente é muita fruta, mas tu é que sabes das tuas capacidades. Se queres fazer BTT a sério é para andar o menos possível a pé. Eu tenho um Rotor Qring de 34 à frente e atrás alterno entre 19 e 20. Há muito pessoal a usar 32/18. Ainda este fim de semana andei por Sintra (Quinta do Pisão) e a relação 34/20 serviu na perfeição. Mais, seria demais. Boa sorte e vai dando notícias.
hferoz- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 43
Idade : 48
Localização : Portimão
Data de inscrição : 31/12/2012
Re: GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Obrigado pelas vossas respostas
Pois eu andei a pesquisar e parece que tendo mais dentes torna-se uma transmissão mais fiavel e diminui a possibilidade de saltar a corrente (pois tem mais apoio, mais dentes quer no prato como no carreto).
Mas nunca experimentei por isso vinha saber de vossa experiência
Agora como tenho prato de 38 dentes, se colocar um carreto de 21 ou 22 dentes, acham que me safo nas subidas?
Ou terei mesmo de comprar uma prato novo com menos dentes?
Obrigado!
Pois eu andei a pesquisar e parece que tendo mais dentes torna-se uma transmissão mais fiavel e diminui a possibilidade de saltar a corrente (pois tem mais apoio, mais dentes quer no prato como no carreto).
Mas nunca experimentei por isso vinha saber de vossa experiência
Agora como tenho prato de 38 dentes, se colocar um carreto de 21 ou 22 dentes, acham que me safo nas subidas?
Ou terei mesmo de comprar uma prato novo com menos dentes?
Obrigado!
RTD- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 6
Localização : Cascais
Data de inscrição : 18/10/2013
Re: GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Pela minha experiência, acho que tu é que tens de fazer esses ensaios relativamente à desmultiplicação da transmissão, porque cada um tem um ponto em que se sente melhor, se a subir se a descer, digo isto porque conheço pessoas que para além da forma em que se encontram, preferem sofrer mais a subir e por vezes andar a pé para nos trilhos mais planos, poderem andar mais, para isso tem uma relação mais pesada.
Eu tenho a "tradicional" 32x18 porque é a que para a minha forma e também para a minha zona, me dou melhor.
Relativamente ao tensor de corrente, esse à semelhança dos de mola, também é muito fiável, pela foto não consigo ver muito bem, mas penso que a corrente está um bocadinho larga, mesmo com o tensor ou estou a ver mal?
Abraço e força nesses pedais
Eu tenho a "tradicional" 32x18 porque é a que para a minha forma e também para a minha zona, me dou melhor.
Relativamente ao tensor de corrente, esse à semelhança dos de mola, também é muito fiável, pela foto não consigo ver muito bem, mas penso que a corrente está um bocadinho larga, mesmo com o tensor ou estou a ver mal?
Abraço e força nesses pedais
Re: GT Ruckus 1.0 MTB --> SS
Ora Boas,
Eu pessoalmente ando com 32/18.
É mais utilizável, se bem que em cidade esgota depressa mesmo em plano, mas quando apanhas uma subida, achas logo que fizeste a melhor opção de relação..
Quanto a tensores ( já não os uso há muito tempo), a experiência diz-me que os que não têm mola são melhores...opinião pessoal.
Os de mola tens sempre a possibilidade de dar umas chicotadas no quadro ou escora... e a possibilidade de a corrente saltar...e se gostas de dar uns saltitos de vez em quando pior ainda.
Os fixos funcionam melhor é só de vez em quando acertares a tensão do mesmo ou retirares um elo da corrente caso vejas que o tensor está demasiado "aberto".
Cumps e Boas pedaladas.
Eu pessoalmente ando com 32/18.
É mais utilizável, se bem que em cidade esgota depressa mesmo em plano, mas quando apanhas uma subida, achas logo que fizeste a melhor opção de relação..
Quanto a tensores ( já não os uso há muito tempo), a experiência diz-me que os que não têm mola são melhores...opinião pessoal.
Os de mola tens sempre a possibilidade de dar umas chicotadas no quadro ou escora... e a possibilidade de a corrente saltar...e se gostas de dar uns saltitos de vez em quando pior ainda.
Os fixos funcionam melhor é só de vez em quando acertares a tensão do mesmo ou retirares um elo da corrente caso vejas que o tensor está demasiado "aberto".
Cumps e Boas pedaladas.
WHITE BIKE- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/11/2008
V
A relação que uso na minha hardtail de enduro com 140mm de curso é de 38/16. Não é nada de especial nem é preciso super pernas, nas subidas muito agreste levanta-se o traseiro ou sobe a pé.
No plano a andar mais depressa já se bate muitas claras.
Bom projecto.
No plano a andar mais depressa já se bate muitas claras.
Bom projecto.
galyto- É um duro já anda de SS rígida
- Número de Mensagens : 122
Idade : 50
Localização : Arruda dos vinhos
Data de inscrição : 07/08/2008
Página 1 de 1
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