aggreSSpeed by Bruno Silva
+3
Fukendie
max
Bruno Silva
7 participantes
Página 1 de 1
aggreSSpeed by Bruno Silva
Boa tarde a todos os colegas do pedal,
Abri este tópico para mostrar a minha bicicleta mono velocidade.
Na verdade, esta bicicleta conta imensas histórias! Adquiri-a no ano de 2002. Na altura ainda pouco percebia disto, e o XC era uma modalidade muito pouco conhecida por mim.
Achei-a relativamente interessante e bonita para as minhas simples voltinhas.
O bicho rapidamente começou a pegar, e rapidamente comecei a 'mexer' na bicicleta. Do material que a equipava de origem nada restou! Muitos e muitos quilómetros rodaram por ela, e muitas e muitas peças se foram trocando.
Imensas versões passaram por ela, desde o All Mountain, com bash e Marzocchi Dirt Jumper de 130mm, até agora, à recente versão SS.
Falando agora nesta sua montagem SS, pretendia uma polivalência entre relações, e por isso resolvi colocar 2 cogs (dingle speed). Um de 18, para andamentos mais acumulados, e um de 16 para percursos mais rolantes. A linha de corrente fica resolvia trocando o prato de 32 para a posição da talega, onde simplesmente tenho que 'afinar' o tensor.
Relativamente aos outros componentes (em lista) cumprem todos muito bem a sua função, e era tudo material arrumado na garagem, inclusivé a forqueta rígida de carbono que já estava montada nesta bicicleta, quando esta ainda tinha muitos pratos e roldanas e devo dizer que acho fantástico o comportamento desta forqueta!
Aqui vão algumas fotos:
Lista de componentes (actualizada):
Quadro: GT Aggressor 3.0 de 2002, alumínio, tamanho M
Forqueta carbono: eXotic Carbon Rigid MTB Fork (425mm), só para disco
Avanço: FSA OS150
Guiador: FSA XC180 (branco)
Espigão de selim: FSA SL280
Tensor: Superstar Singlespeed Tensioner
Kit SS: Superstar Kit 18T + Superstar 16T Wide Sprocket
Corrente: Sram pc850
Pedaleira: Truvativ Firex (175mm) com prato 32T
Eixo pedaleiro: RPM ISIS
Travões de disco mecânicos: Hayes MX2
Discos: (front) Hayes 160mm; (rear) Shimano Centerlock 160mm
Manetes de Travão: Tektro
Rodas: (front) aro taurus, raios pretos, cubo Migoki; (rear) aro Vuelta Airline pintado de preto, raios inox, cubo Shimano LX centerlock
Pneus: Nobby Nic Evo 2.1
Selim: San Marco Ponza
Grade bidon: Elite
Punhos: ESI Grips Chunky 'amarelos' (fotos não actualizadas)
Pedais: Crank Brothers Candy C pretos com mola vermelha
Computador: Sigma
Peso: 10,62kg
(10.39Kg na versão 'estrada')
última versão:
Espero que tenham gostado e que inspire mais users a alterarem as bicicletas e peças que têm arrumadas pelas suas garagens.
Espero também em breve colocar aqui a sua versão estrada com prato 42T e pneus 1.25...
Abri este tópico para mostrar a minha bicicleta mono velocidade.
Na verdade, esta bicicleta conta imensas histórias! Adquiri-a no ano de 2002. Na altura ainda pouco percebia disto, e o XC era uma modalidade muito pouco conhecida por mim.
Achei-a relativamente interessante e bonita para as minhas simples voltinhas.
O bicho rapidamente começou a pegar, e rapidamente comecei a 'mexer' na bicicleta. Do material que a equipava de origem nada restou! Muitos e muitos quilómetros rodaram por ela, e muitas e muitas peças se foram trocando.
Imensas versões passaram por ela, desde o All Mountain, com bash e Marzocchi Dirt Jumper de 130mm, até agora, à recente versão SS.
Falando agora nesta sua montagem SS, pretendia uma polivalência entre relações, e por isso resolvi colocar 2 cogs (dingle speed). Um de 18, para andamentos mais acumulados, e um de 16 para percursos mais rolantes. A linha de corrente fica resolvia trocando o prato de 32 para a posição da talega, onde simplesmente tenho que 'afinar' o tensor.
Relativamente aos outros componentes (em lista) cumprem todos muito bem a sua função, e era tudo material arrumado na garagem, inclusivé a forqueta rígida de carbono que já estava montada nesta bicicleta, quando esta ainda tinha muitos pratos e roldanas e devo dizer que acho fantástico o comportamento desta forqueta!
Aqui vão algumas fotos:
Lista de componentes (actualizada):
Quadro: GT Aggressor 3.0 de 2002, alumínio, tamanho M
Forqueta carbono: eXotic Carbon Rigid MTB Fork (425mm), só para disco
Avanço: FSA OS150
Guiador: FSA XC180 (branco)
Espigão de selim: FSA SL280
Tensor: Superstar Singlespeed Tensioner
Kit SS: Superstar Kit 18T + Superstar 16T Wide Sprocket
Corrente: Sram pc850
Pedaleira: Truvativ Firex (175mm) com prato 32T
Eixo pedaleiro: RPM ISIS
Travões de disco mecânicos: Hayes MX2
Discos: (front) Hayes 160mm; (rear) Shimano Centerlock 160mm
Manetes de Travão: Tektro
Rodas: (front) aro taurus, raios pretos, cubo Migoki; (rear) aro Vuelta Airline pintado de preto, raios inox, cubo Shimano LX centerlock
Pneus: Nobby Nic Evo 2.1
Selim: San Marco Ponza
Grade bidon: Elite
Punhos: ESI Grips Chunky 'amarelos' (fotos não actualizadas)
Pedais: Crank Brothers Candy C pretos com mola vermelha
Computador: Sigma
Peso: 10,62kg
(10.39Kg na versão 'estrada')
última versão:
Espero que tenham gostado e que inspire mais users a alterarem as bicicletas e peças que têm arrumadas pelas suas garagens.
Espero também em breve colocar aqui a sua versão estrada com prato 42T e pneus 1.25...
Última edição por Bruno Silva em Qua Nov 02, 2011 5:01 pm, editado 4 vez(es)
Bruno Silva- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/05/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Viva Bruno, bem vindo à nossa companhia!
Apesar de nos termos conhecido durante a maratona, não deu muito para conversar, e quando me falaste só te reconheci pela bike, pois já a tinha visto no forumbtt.
É a diferença de quem anda de singlespeed e dos outros que têm bicicletas com velocidades, são todas iguais
Voltando agora ao que interessa, como já a vi ao vivo consigo ter uma ideia mais concreta da máquina e uma coisa que me chamou logo à atenção foi além do quadro GT, foi também a forqueta por ser igual à minha.
E no geral gostei muito da bicicleta, aliás sempre gostei das linhas agreSSivas destes quadros.
Parabéns
Apesar de nos termos conhecido durante a maratona, não deu muito para conversar, e quando me falaste só te reconheci pela bike, pois já a tinha visto no forumbtt.
É a diferença de quem anda de singlespeed e dos outros que têm bicicletas com velocidades, são todas iguais
Voltando agora ao que interessa, como já a vi ao vivo consigo ter uma ideia mais concreta da máquina e uma coisa que me chamou logo à atenção foi além do quadro GT, foi também a forqueta por ser igual à minha.
E no geral gostei muito da bicicleta, aliás sempre gostei das linhas agreSSivas destes quadros.
Parabéns
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Boas, muito gira a máquina! Parabens...
Abraço
Abraço
Fukendie- É um duro já anda de SS rígida
- Número de Mensagens : 148
Localização : Monte da Caparica
Data de inscrição : 04/12/2010
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Bela maquina e belas fotos!!!!
galyto- É um duro já anda de SS rígida
- Número de Mensagens : 122
Idade : 50
Localização : Arruda dos vinhos
Data de inscrição : 07/08/2008
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Obrigado pelas palavras!
Realmente nunca pensei que esta 'coisa' do SS fosse pegar tão forte. Tenho adorado todas as voltinhas e gostei muito da prestação dela na 3ª Maratona de Famalicão (onde conheci o Max, já agora parabéns pela bike!). Tenho pena de não ter encontrado o resto do pessoal SS por lá, mas fica para uma próxima.
Entretanto percebi que a máquina está a precisar de updates. Algumas destas peças já são bem antigas, e neste momento as rodas actuais e a pedaleira penso que já deram tudo o que tinham para dar. Tenho que procurar alternativas.
De facto a bicicleta tem umas linhas bastantes agreSSivas, muito pela frente baixa (425), mas que o facto de usar um pneu 2.2 na frente resolve todos os problemas de amortecimento e 'confiança' na descida.
Mais uma vez obrigado pelas palavras e... vou estar atento a eventos SS.
Realmente nunca pensei que esta 'coisa' do SS fosse pegar tão forte. Tenho adorado todas as voltinhas e gostei muito da prestação dela na 3ª Maratona de Famalicão (onde conheci o Max, já agora parabéns pela bike!). Tenho pena de não ter encontrado o resto do pessoal SS por lá, mas fica para uma próxima.
Entretanto percebi que a máquina está a precisar de updates. Algumas destas peças já são bem antigas, e neste momento as rodas actuais e a pedaleira penso que já deram tudo o que tinham para dar. Tenho que procurar alternativas.
De facto a bicicleta tem umas linhas bastantes agreSSivas, muito pela frente baixa (425), mas que o facto de usar um pneu 2.2 na frente resolve todos os problemas de amortecimento e 'confiança' na descida.
Mais uma vez obrigado pelas palavras e... vou estar atento a eventos SS.
Bruno Silva- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/05/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Esta porreira mas uma coisa é SS ou DS??
Isso para mudar de mudança deve ser uma aventura
Isso para mudar de mudança deve ser uma aventura
Tico- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Parabéns pela máquina...
Vi-a ao vivo na maratona de Famalicão, aliás, rolamos algum tempo juntos e cruzámo-nos várias vezes e só lhe digo: ou eu é que ando pouco ou você é que tem umas pernas tipo tanque de guerra (acho que é mais as duas!)
Vi-a ao vivo na maratona de Famalicão, aliás, rolamos algum tempo juntos e cruzámo-nos várias vezes e só lhe digo: ou eu é que ando pouco ou você é que tem umas pernas tipo tanque de guerra (acho que é mais as duas!)
tpfernandes- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Olá Pessoal,
Tico, efectivamente a bicicleta é uma DS. A mudança é extremamente simples, visto que os cogs estão ajustados para uma linha de corrente sempre correcta. É só transferir o prato pedaleiro para a posição exterior e dar um pequeno ajuste na roldana do tensor. Atenção que esta mudança só é feita antes de decidir o percurso. Mas verdade seja dita que ainda não utilizei o cog de 16d, pois 32x18 é o ideal para a minha zona.
tpfernandes, não me trates por 'você' que até me sinto mal Estavas de SS? Não me recordo de ver a tua (desde já os meus parabéns pelo teu projecto!). As minhas pernas estão muito longe de estar aquilo que já estiveram! Aiii se tivesse tempo para treinar (só ando uma vez por semana... e às vezes nem isso... infelizmente)!! Mas na verdade, acho que não é uma questão de andar muito ou pouco. Quando estás montado numa relação só, as coisas são diferentes, e se não queres andar a pé (como eu!) tens que gerir muito bem todo o esforço. Para mim, o único inconveniente em ir de SS nas maratonas é precisamente quando apanhas alguém que quer ir mais relaxado à tua frente e não tens hipótese de ultrapassar... aí o esforço é muito penoso!
Tico, efectivamente a bicicleta é uma DS. A mudança é extremamente simples, visto que os cogs estão ajustados para uma linha de corrente sempre correcta. É só transferir o prato pedaleiro para a posição exterior e dar um pequeno ajuste na roldana do tensor. Atenção que esta mudança só é feita antes de decidir o percurso. Mas verdade seja dita que ainda não utilizei o cog de 16d, pois 32x18 é o ideal para a minha zona.
tpfernandes, não me trates por 'você' que até me sinto mal Estavas de SS? Não me recordo de ver a tua (desde já os meus parabéns pelo teu projecto!). As minhas pernas estão muito longe de estar aquilo que já estiveram! Aiii se tivesse tempo para treinar (só ando uma vez por semana... e às vezes nem isso... infelizmente)!! Mas na verdade, acho que não é uma questão de andar muito ou pouco. Quando estás montado numa relação só, as coisas são diferentes, e se não queres andar a pé (como eu!) tens que gerir muito bem todo o esforço. Para mim, o único inconveniente em ir de SS nas maratonas é precisamente quando apanhas alguém que quer ir mais relaxado à tua frente e não tens hipótese de ultrapassar... aí o esforço é muito penoso!
Bruno Silva- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/05/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Não, eu estava numa BH branca... Ainda não ganhei coragem para fazer maratonas de SS...
tpfernandes- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Pequena actualização desta devoradora de quilómetros...
Bruno Silva- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/05/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Xiii Bruno
Ficou com um look fabuloso!
E que tal é andar com esse guiador???
Ficou com um look fabuloso!
E que tal é andar com esse guiador???
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Obrigada max!
Andar com este guiador é uma sensação estranha mas bastante estimulante. A verdadeira questão foi o porquê de a colocar assim...
Na verdade, quando chegava à garagem e olhava para as minhas bicicletas não conseguia decidir qual levar. Senti que, além do factor SingleSpeed, esta bicicleta tinha que ter algo ainda mais diferente de todas as outras... algo que estimulasse de maneira diferente.
Et voilá... "Vamos fazer dela uma cyclocross singlespeed!" Das melhores ideias que já tive e o processo foi rápido e simples!
Claro que os percursos por onde andava foram (re)posicionados, mas no entanto lá continua ela no meio do mato. Não dá muita manobra para subidas técnicas nem para descidas da mesma índole... seja pela reduzida 'alavanca' que o guiador proporciona, ou até mesmo pela posição 'deitada' com que o corpo vai pelos trilhos abaixo. Mas posso dizer que estou a adorar!!
Na foto, podemo-la ver com a relação 44*16 depois de um treino um pouco mais 'rolante' (contudo com bastantes subidas longas!) com perto de 140km!! em 5h30m...
Andar com este guiador é uma sensação estranha mas bastante estimulante. A verdadeira questão foi o porquê de a colocar assim...
Na verdade, quando chegava à garagem e olhava para as minhas bicicletas não conseguia decidir qual levar. Senti que, além do factor SingleSpeed, esta bicicleta tinha que ter algo ainda mais diferente de todas as outras... algo que estimulasse de maneira diferente.
Et voilá... "Vamos fazer dela uma cyclocross singlespeed!" Das melhores ideias que já tive e o processo foi rápido e simples!
Claro que os percursos por onde andava foram (re)posicionados, mas no entanto lá continua ela no meio do mato. Não dá muita manobra para subidas técnicas nem para descidas da mesma índole... seja pela reduzida 'alavanca' que o guiador proporciona, ou até mesmo pela posição 'deitada' com que o corpo vai pelos trilhos abaixo. Mas posso dizer que estou a adorar!!
Na foto, podemo-la ver com a relação 44*16 depois de um treino um pouco mais 'rolante' (contudo com bastantes subidas longas!) com perto de 140km!! em 5h30m...
Bruno Silva- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/05/2011
Re: aggreSSpeed by Bruno Silva
Grande máquina....acabas-te de me dar uma ideia!!!!
Vou experimentar o mesmo numa SS que estou a montar.
Tenho um quadro de uma KTM de XC e essa ideia de ter uma SS/Ciclocross seduz-me...eheheheheh
Acho que vou meter mãos á obra
Abraço
PEDAL DAMM IT!!!!!
Vou experimentar o mesmo numa SS que estou a montar.
Tenho um quadro de uma KTM de XC e essa ideia de ter uma SS/Ciclocross seduz-me...eheheheheh
Acho que vou meter mãos á obra
Abraço
PEDAL DAMM IT!!!!!
nelson.afonso.79- Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
- Número de Mensagens : 15
Idade : 46
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 15/10/2012
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Nov 13, 2023 1:57 pm por max
» Kona humu
Sex Nov 18, 2022 6:02 pm por max
» Dia 2 de Novembro dia Internacional do Singlespeed
Qua Nov 02, 2022 1:24 pm por max
» SingleSpeed Portugal no strava.
Ter Mar 01, 2022 8:31 pm por iMiguel
» SingleSpeed em Portugal. O que falta fazer?
Ter Fev 15, 2022 7:06 pm por iMiguel
» Projecto: blackSSheep
Ter Jun 15, 2021 11:21 am por iMiguel
» Singlespeed MTB 101 or: Singlespeed by Dummy
Sáb Fev 20, 2021 11:23 pm por max
» My First Singlespeed Ride in Sedona - Hardtail Party
Seg Dez 14, 2020 10:45 pm por max
» Red Light Go! Bike Messenger Alley Cat Racing Documentary (2020)
Seg Nov 16, 2020 12:54 pm por iMiguel