Singlespeed-Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» "NOVA" KONA Humu humu nuku Apua deluxe Gravel singlespeed
Projecto Zero I_icon_minitimeSeg Nov 13, 2023 1:57 pm por max

» Kona humu
Projecto Zero I_icon_minitimeSex Nov 18, 2022 6:02 pm por max

» Dia 2 de Novembro dia Internacional do Singlespeed
Projecto Zero I_icon_minitimeQua Nov 02, 2022 1:24 pm por max

» SingleSpeed Portugal no strava.
Projecto Zero I_icon_minitimeTer Mar 01, 2022 8:31 pm por iMiguel

» SingleSpeed em Portugal. O que falta fazer?
Projecto Zero I_icon_minitimeTer Fev 15, 2022 7:06 pm por iMiguel

» Projecto: blackSSheep
Projecto Zero I_icon_minitimeTer Jun 15, 2021 11:21 am por iMiguel

» Singlespeed MTB 101 or: Singlespeed by Dummy
Projecto Zero I_icon_minitimeSáb Fev 20, 2021 11:23 pm por max

» My First Singlespeed Ride in Sedona - Hardtail Party
Projecto Zero I_icon_minitimeSeg Dez 14, 2020 10:45 pm por max

» Red Light Go! Bike Messenger Alley Cat Racing Documentary (2020)
Projecto Zero I_icon_minitimeSeg Nov 16, 2020 12:54 pm por iMiguel

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Twitter
Imagem hospedada por Servimg.com
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Projecto Zero X0CZ66o
Mestre Jingas

Projecto Zero Flyerv10

Projecto Zero

4 participantes

Ir para baixo

Projecto Zero Empty Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Seg maio 04, 2015 12:50 pm

Zero porquê? Porque basicamente tenho em mente começar uma singlspeed do zero!
Sempre fui um rapaz que aprecia o lado simples da vida. Para complicações já basta tudo aquilo que não conseguimos contornar. Para quê então complicar ainda mais a vida com aquilo que, supostamente, serve como escape e fuga à rotina?

Tenho uma paixão incurável por bicicletas desde que me conheço e de há uns aninhos para cá (principalmente desde que passei a ter autonomia e capacidade financeira) tenho vindo a dividir atenções entre as bicicletas de estrada e o BTT. Neste momento tenho duas multispeed e achei que já tenho mudanças a mais, sendo que comecei a sentir a curiosidade e até a necessidade de experimentar algo mais simples. Confesso que, apesar de viver rodeado de bicicletas, não sou grande ás na mecânica nem grande cliente do mecânico, pelo que a paciência vai-se esgotando para as despesas e complicações das multispeed.

Ora, como vivo numa região maioritariamente plana e como pretendo arranjar uma bicicleta simples, versátil e de baixo custo e manutenção, o conceito singlespeed começou a fazer sentido na minha cabeça.

A minha ideia passa por montar uma singlespeed com base num quadro de BTT ou de ciclocross, desde que me permita usar uns aros e uns pneus com os quais possa alternar entre alcatrão, trilhos e estradões. Já comecei a ver algumas coisas, mas a primeira grande dúvida é em relação à base de tudo: o quadro!

Posso usar qualquer quadro de BTT para montar uma singlespeed? A que pormenores devo estar atento para a escolha do quadro? O que me aconselham?

Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  paulo calado Seg maio 04, 2015 4:10 pm

Agostinho escreveu:

Posso usar qualquer quadro de BTT para montar uma singlespeed? A que pormenores devo estar atento para a escolha do quadro? O que me aconselham?

resposta 1 - sim. podes usar mais eficazmente um quadro rígido ou, no caso de susp. total, um de triângulo traseiro unificado (exº giant box one (há-de haver fotos na net)). num quadro de suspensão total terá que ser usado um tensor de corrente diferente.
resposta 2 - se possível um com drop-outs horizontais (ou quase). evita o uso de tensor de corrente.
resposta 3 - um construído em aço cro-mo. ou titânio, mas isso é para quem pode... ou outro qualquer, desde que seja do teu tamanho.


paulo calado
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Seg maio 04, 2015 4:25 pm

paulo calado escreveu:
Agostinho escreveu:

Posso usar qualquer quadro de BTT para montar uma singlespeed? A que pormenores devo estar atento para a escolha do quadro? O que me aconselham?

resposta 1 - sim. podes usar mais eficazmente um quadro rígido ou, no caso de susp. total, um de triângulo traseiro unificado (exº giant box one (há-de haver fotos na net)). num quadro de suspensão total terá que ser usado um tensor de corrente diferente.
resposta 2 - se possível um com drop-outs horizontais (ou quase). evita o uso de tensor de corrente.
resposta 3 - um construído em aço cro-mo. ou titânio, mas isso é para quem pode... ou outro qualquer, desde que seja do teu tamanho.


Obrigado pela resposta.
A ideia será usar um hardtail, até porque nunca tive nem pretendo ter um full suspension. Aliás, a ideia até é mesmo torná-la totalmente rígida, sem suspensão.
Pois, a questão dos drop outs horizontais é que não é fácil arranjar, pelo menos adaptando uma multispeed. Ando a "namorar" isto:

http://www.bike-discount.de/en/buy/cube-frame-ltd-race-29-233769/wg_id-8670

Neste caso, terei sempre de usar um tensor de corrente, certo?

Bem sei que o aço e o titânio são materiais por excelência para esta e outras montadas (a minha estradeira é em aço), mas o conceito lowcost desta ideia obriga-me a olhar para o alumínio.


Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  paulo calado Ter maio 05, 2015 12:45 am

sim, nesse caso é necessário tensor.


paulo calado
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Ter maio 05, 2015 9:23 am

Boas.

Quadros em aço com dropouts horizontais, vê a marca On-One. Comprei o quadro da minha chaimite lá e até hoje impecável. Se comprares um quadro com dropout horizontal, tens que comprar os esticadores para a roda de trás (para manter a roda centrada). Se for com dropouts verticais, tens que usar o dito tensor. E já agora Paulo, porquê de "fugir" ao tensor? Desde que fique a fazer a sua função, não há problema, a não ser que fica menos estético (ou fica menos bem, mas ai já são gostos pessoais metidos ao barulho).

Ficamos à espera de novos episódios da montagem de mais uma SS
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Ter maio 05, 2015 10:19 am

iMiguel escreveu:Boas.

Quadros em aço com dropouts horizontais, vê a marca On-One. Comprei o quadro da minha chaimite lá e até hoje impecável. Se comprares um quadro com dropout horizontal, tens que comprar os esticadores para a roda de trás (para manter a roda centrada). Se for com dropouts verticais, tens que usar o dito tensor. E já agora Paulo, porquê de "fugir" ao tensor? Desde que fique a fazer a sua função, não há problema, a não ser que fica menos estético (ou fica menos bem, mas ai já são gostos pessoais metidos ao barulho).

Ficamos à espera de novos episódios da montagem de mais uma SS


Obrigado pela resposta.
Pois, conheço esses quadros On One e vou espreitando-os de quando em vez. Inclusive, quando há coisa de um ano comprei uma BTT multispeed andei a namorar as Inbred, mas resvala sempre para fora do orçamento.
Com esta ideia da singlespeed também quero fazer a coisa de forma económica, aproveitando promoções e material usado, daí andar virado para estes quadros Cube. Conseguirei adaptar perfeitamente um destes quadros a singlespeed, mesmo tendo em conta o dropout vertical e o espaçamento entre escoras próprio para levar multispeed?


Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Ter maio 05, 2015 10:27 am

Eu tenho 2 quadros On-One e não me queixo Laughing

Sim, com dropout vertical podes fazer uma single-speed na boa, tens é que comprar o tensor para a corrente (coisa barata mesmo). Se não quiseres comprar um tensor, podes pegar no desviador traseiro e fazer um tensor Twisted Evil (sim dá para fazer!)
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Sex maio 08, 2015 1:03 am

Bem, continuo a matutar na ideia e a colocar algumas hipóteses em relação ao material que poderei vir a escolher, sendo que ocorreu-me uma dúvida. Conseguirei adaptar facilmente umas rodas de BTT ou de Ciclocross com cubo para 9 ou 10 V a singlespeed? Como faço essa conversão?

Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Sex maio 08, 2015 12:27 pm

Sim , dá para converter. Quando compras o kit single-speed aquilo vem com um carreto e com os respectivos espaçadores, ou seja, metes um espaçador, depois o carreto e depois o outro espaçador. Apertas e tá feito!
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Fukendie Sex maio 08, 2015 11:06 pm

Boas Agostinho, como disse o iMiguel, é muito fácil, compras o kit SS e é co montar no cepo... Olha o meu!

[img]Projecto Zero 2nisbpk[/img]

Abraço
Fukendie
Fukendie
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 148
Localização : Monte da Caparica
Data de inscrição : 04/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Sex Fev 12, 2016 12:22 am

Vamos lá então desenterrar isto...Smile

A ideia de montar uma singlespeed não está esquecida e tem vindo a avançar aos poucos, ao sabor da vontade e da oportunidade.

Cheguei agora a um ponto em que surgem algumas dúvidas, sendo que apelo aqui aos conhecimentos da malta mais batida no assunto.

Assim sendo:

Pedaleira - O que aconselham? Que relação de transmissão?

Rodas - Posso usar umas rodas normais de estrada? Suportam pneus até que largura? A ideia era colocar uns pneus 32C ou algo semelhante.

Tendo em conta o dropout vertical, precisarei de utilizar um esticador de corrente?

Ficam aqui algumas fotos do ponto de situação. Opinem Wink

Projecto Zero P1260057

Projecto Zero P1260062

Projecto Zero P1260060

Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Sex Fev 12, 2016 1:36 am

Boas.

Respondendo às tuas questões:

1) Transmissão. Ora isso depende do kit de pernas de cada um, mas o mais comum diria que é o 32x16 (32 pedaleiro e 16 atras). Nas "versões" de estrada aí costuma ser um pouco diferente, mas ai deixo para o Ailbibak e Fukendie responderem

2) Rodas. Se for num quadro de bike de estrada convem ser umas rodas de estrada, se for num quadro de BTT umas de btt. Mas qualquer uma dá. Pelas imagens parece-me ser uma montagem para estrada, certo? Então eu recomendaria (atenção, eu!! ) umas rodas para estrada

3) Dropout vertical. Precisas de um tensor para corrente. Até um simples desviador da multi-speed serve Twisted Evil


Por fim, parece-me estar aí um belo projeto!
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Sex Fev 12, 2016 9:21 am

Obrigado pela resposta.

Do que vou pesquisando sobre o assunto, tenho vindo a aperceber-me que a relação 32x16 é mesmo da que reúne mais consenso, principalmente para BTT. Para estrada, não tenho encontrado muita informação.

Este quadro é de ciclocross, sendo que a ideia passa por montar algo polivalente mas que sirva, sobretudo, para fazer estrada. No entanto, já arranjei um quadro e uma forqueta que permitisse levar com pneus mais largos precisamente para poder meter-me num estradão, numa estrada com mau piso ou numa estrada encharcada sem grandes problemas. A ideia será montar uns pneus na casa dos 30C ou 32C.

As rodas de ciclocross são muito caras para aquilo que pretendo gastar com isto e dificilmente se encontram em promoção ou usadas em bom estado. Daí estar a procurar rodas de estrada. Tenho é receio que não suportem pneus acima de 28C.

Já agora, o facto do cepo que vem com a roda traseira ser Shimano, Campagnolo, de 8 , 9 ou 10v não importa muito para o caso, certo? Qualquer um dará para levar com um adaptador para singlespeed?


Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Sex Fev 12, 2016 10:09 am

Certo, qualquer cepo dá para SS.
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Agostinho Qui Set 29, 2016 2:10 pm

Ora viva!

Isto vai avançando...devagar, é certo, mas há-de sair daqui qualquer coisa Laughing

A bicicleta já tem rodas e pneus, estando a transmissão a caminho e é aqui que residem novamente algumas dúvidas.

Por uma questão meramente monetária, optei por um pedaleiro compacto (50-34) de estrada, sendo que irei usar apenas um dos pratos. Ora, tendo em conta que a bicicleta será essencialmente para usar em estrada, ciclovia e estradão, sem grandes subidas pelo meio, estou a pensar usar uma relação 50-16. Estarei louco? Ou será viável?

Agostinho
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta
Começou a desmontar o supérfluo da bicicleta

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  iMiguel Qui Set 29, 2016 10:08 pm

É muito bonito mas... Cadê as fotos??! A malta quer é fotos Razz Razz Razz

Sobre a transmissão, nao tenho SS em estrada, mas com 50x16 não deves ter grandes problemas, a não ser que encontres alguma parede pelo meio. Atenção que isso digo eu que nao sei ao certo a melhor transmissao para estrada.
iMiguel
iMiguel
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 353
Idade : 38
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Projecto Zero Empty Re: Projecto Zero

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos