Singlespeed-Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» "NOVA" KONA Humu humu nuku Apua deluxe Gravel singlespeed
projecto street mtb I_icon_minitimeSeg Nov 13, 2023 1:57 pm por max

» Kona humu
projecto street mtb I_icon_minitimeSex Nov 18, 2022 6:02 pm por max

» Dia 2 de Novembro dia Internacional do Singlespeed
projecto street mtb I_icon_minitimeQua Nov 02, 2022 1:24 pm por max

» SingleSpeed Portugal no strava.
projecto street mtb I_icon_minitimeTer Mar 01, 2022 8:31 pm por iMiguel

» SingleSpeed em Portugal. O que falta fazer?
projecto street mtb I_icon_minitimeTer Fev 15, 2022 7:06 pm por iMiguel

» Projecto: blackSSheep
projecto street mtb I_icon_minitimeTer Jun 15, 2021 11:21 am por iMiguel

» Singlespeed MTB 101 or: Singlespeed by Dummy
projecto street mtb I_icon_minitimeSáb Fev 20, 2021 11:23 pm por max

» My First Singlespeed Ride in Sedona - Hardtail Party
projecto street mtb I_icon_minitimeSeg Dez 14, 2020 10:45 pm por max

» Red Light Go! Bike Messenger Alley Cat Racing Documentary (2020)
projecto street mtb I_icon_minitimeSeg Nov 16, 2020 12:54 pm por iMiguel

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Twitter
Imagem hospedada por Servimg.com
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

projecto street mtb X0CZ66o
Mestre Jingas

projecto street mtb Flyerv10

projecto street mtb

3 participantes

Ir para baixo

projecto street mtb Empty projecto street mtb

Mensagem  Baptista Qui Jun 25, 2009 11:46 pm

boas,

nao sei se este sera o sitio ideal para colocar isto mas aqui vai!

desde que entrei no mundo das bicicletas que o meu olho foge mais para a vertente de street, nao so uma das modalidades que mais faço e mais gosto, por ser completamente livre e fazermos o que nos apetecer mas tambem acho-as das bicicletas mais bonitas e simples que se fazem! logo comecei a olhar para bikes e a pensar "mudava-lhe isto..." "encurtavalhe aquilo" e comecei a desenhar bikes... ha uns meses pra ca pensei ao ver quadros home made... "porque nao fazer um para experimentar?!" e entao comecei a desenhar o quadro ao pormenor, todos os angulos e medidas, um quadro feito para street e nada mais, com tudo o que gosto num quadro!

as marcas conhecidas procuram fazer quadros o mais polivalentes possiveis para atingir um maior numero de compradores! logo desleixam a parte especifica a cada modalidade! sao raros os quadros que a meu ver teem geometrias perfeitas para o que sao pensados...

entao deixo aqui umas fotos iniciais do prejecto:

projecto street mtb Pbpic3560269

projecto street mtb Pbpic3560268

a primeira foto é um esquema feito a escala 1/5 pensado para uso de rodas 26, a segunda é o modelo da escora feito o mais linear possivel de maneira a obter mais facilmente o material para fazer a mesma

depois de algum pensamento e ficar realmente entusiasmado com isto, porque inicialmente este era um projecto apenas para aproveitar material a mais ca em casa, decidi (quase) dedicarme mais a isto e fazer o quadro mais a serio, dai o futuro desenho com rodas 24 e com todos os pormenores especificos para street de maneira a fazer um bom quadro para usar realmente com frequencia, isto aliado a conhecer se calhar quem consiga soldar o quadro a TIG e fazer algo com qualidade que muitas marcas nao teem! (claro que nao falo em marcas de topo como é obvio! mas muitos quadros que vemos sairem para estas modalidades e partirem num piscar de olhos)

disto isto espero que gostem do projecto e estou aberto a todo o tipo de criticas, ajudas, tudo o que vier, é bem vindo!

deixo ja agora alguns specs que me lembro de cabeça agora...
wheelbase: 1000mm (a reduzir caso desenhe com roda 24, talvez para 970mm)
chainstay: 370mm a 385mm (a reduzir no caso das 24, talvez para 365mm)
seat angle: 72º ou 73º
headtube angle: 72º
seatpost lenght: 300mm
BB: alinhado com a linha imaginaria entre eixos

o resto das medidas nao foram pensadas como as acima ditas, pensei nessas, depois pensei no comprimento de uma fork charge(440mm) porque tenho uma, e desenhei a partir dai!

os motivos que me levaram a escolher estas medidas sao:
as marcas fazerm sempre quadros com traseiras muito compridas, tentei reduzir ao maximo isso, o que se procura numa bike de street é um forte angulo de direcçao para facilitar as rotaçoes aumentando tambem o cockpit sem que para isso o wheelbase tenha que ser aumentado exageradamente, o BB acima do nivel dos eixos facilita as rotaçoes e torna a bike mais nervosa mas decidi que ia ficar alinhado pois se um dia meter suspensao essa mesma altura vai aumentar exageradamente e a bike ficar desproporcional! a altura do selim ainda vai ser melhor pensada, nao gosto deles altos mas tambem nao kero andar sempre com as calças a roçar na roda de tras em bunny!

vou desenhar o quadro em tamanho real e ate quem sabe usar madeira para ver como fica "encaixado" nas rodas e fork e seguir com isto para a frente!

peço desculpa pela extensao, penso nao me ter esquecido de nada Laughing

abraços, boas pedaladas
Baptista
Baptista
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 96
Idade : 34
Localização : coimbra
Data de inscrição : 17/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  max Sex Jun 26, 2009 9:01 am

Baptista escreveu:boas,

nao sei se este sera o sitio ideal para colocar isto mas aqui vai!


Aqui é o sitio!!!
Agora, quanto ao projecto, só tens é de o pôr em prática, e ir mostrando o desenvolvimento, e se tens a vantagem de conseguir soldas TIG, já é uma vantagem, mas para começar também tens de construir um JIG, Very Happy
Se por acaso precisares de tirar alguma dúvida, neste site podes ver como fazer quase tudo!
bounce http://www.instructables.com/tag/?sort=none&q=bike%20jig
max
max
Admin

Número de Mensagens : 1401
Localização : Minho-V.N. de Famalicão
Data de inscrição : 01/08/2008

http://www.singlespeed-portugal.net

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  galyto Sex Jun 26, 2009 10:01 pm

Segue em frente com essas ideias, força...
galyto
galyto
É um duro já anda de SS rígida
É um duro já anda de SS rígida

Número de Mensagens : 122
Idade : 50
Localização : Arruda dos vinhos
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  Baptista Sáb Jun 27, 2009 12:05 am

max escreveu: mas para começar também tens de construir um JIG, Very Happy
JIG?

quanto a soldar, quando me referi a tig era alguem que ja construiu alguns quadros e faz mesmo com qualidade, mas fica ja algum dinheirinho! se tivesse mesmo disponivel ja estava feito!

para começar vou como disse fazer em madeira so as medidas para ver como fica(mais akeles pormenores esteticos de altura de selim etc) e depois vou tentar começar a solda-lo provavelmente com semi-automatica... nem que seja para ver se a geomtria "funciona" bem! depois queria levar isto mesmo para um patamar mais serio e faze-lo a 100% para abusar!
Baptista
Baptista
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 96
Idade : 34
Localização : coimbra
Data de inscrição : 17/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  max Sáb Jun 27, 2009 3:23 pm

[quote="Baptista"]
max escreveu: mas para começar também tens de construir um JIG, Very Happy
JIG?

quote]

Jig, é uma ferramenta que para quem quiser fazer um serviço perfeito tem de ter, porque, como deves saber ao fazermos uma solda os materiais por vezes deformam com as elevadas temperaturas a que são sujeitas, e para minimizar esses pequenos defeitos e também para que possamos soldar as tubagens nos pontos correctos, tenhamos de ter esta ferramenta.
Por acaso tambem já pensei em fazer uma coisa destas, e experimentar com um quadro de uma bicicleta velho, em aço de fraca qualidade que tenho cá por casa, que estou a pensar em cortá-lo todo em peças, e como já têm roscas feitas é só mais soldar e fazer novos drop-out, deslizantes mas como não tenho aparelho de soldar a TIG talvez tenha de fazer as soldas a metal, mas é uma coisa que só está no fundo dos planos, que talvez venha a fazer. Very Happy
entretanto aqui fica mais um site onde podes ver mais um JIG.
http://www.daveinwessex.com/bikeproject/tools.php
max
max
Admin

Número de Mensagens : 1401
Localização : Minho-V.N. de Famalicão
Data de inscrição : 01/08/2008

http://www.singlespeed-portugal.net

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  Baptista Dom Jun 28, 2009 6:07 pm

depois fui ao link e acabei por ver! ja tinha andado a pensar como fazer isso mas ainda nao tive assim grandes ideias definidas para ir para a frente! quanto a essa ideia do quadro velho, eu tambem pensei pegar num assim para fazer uma fixie, uma brincadeira, nada demais era engraçado!

nada como tentares levar tambem isso para a frente Wink
Baptista
Baptista
Há dias em que ainda procura os shifters das velocidades
Há dias em que ainda  procura os shifters das velocidades

Número de Mensagens : 96
Idade : 34
Localização : coimbra
Data de inscrição : 17/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

projecto street mtb Empty Re: projecto street mtb

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos