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Mensagem  iMiguel Qua maio 30, 2012 5:00 pm

To desejando que chegue o esticador para poder dar as afinações finais (espero bem que sejam as finais) para poder ir para o campo. Desde o passado dia 13 que não ando de bike devido a uma queda, agora como tenho a SS quase montada a vontade de voltar a pedalar ainda aumenta mais Very Happy
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Mensagem  iMiguel Sex Jun 08, 2012 11:40 am

Ainda não foi desta que experimentei a bike... O tal esticador da roda ainda não chegou Sad

Logo vi que a montagem tava a ser rápida demais... Laughing
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Mensagem  iMiguel Seg Jun 11, 2012 10:58 pm

Hoje andei de roda da cassete e consegui retirar apenas o carreto com 18 dentes. Como tinha um daqueles kit's de single speed (carreto (com mais dentes) + espaçadores) aproveitei os espaçadores e meti o carreto retirado da cassete entre meio desses tais espaçadores. Apertei aquilo no entanto noto uma ligeira folga, mas ocmo tenho que mudar a corrente, vou ver se essa dita "folga" se se mantem com a nova corrente.

Já agora, onde posso encontrar os ditos esticadores pras rodas? Nas lojas online que tenho adicionados nos favoritos nenhuma tem... Onde posso encontrar?
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Mensagem  max Seg Jun 11, 2012 11:32 pm

Estás a refererir-te aos esticadores que o FDurão mostrou?
Tens o amigo Charlie e a chain
http://www.charliethebikemonger.com/chain-tensioners-29-c.asp
http://www.chainreactioncycles.com/SearchResults.aspx?Search=tensioner
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Mensagem  iMiguel Seg Jun 11, 2012 11:34 pm

Sim, eram esses
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Mensagem  iMiguel Qui Jun 14, 2012 2:07 pm

Boas.

O esticador já o tenho, agora tenho que estudar como aquilo se mete... Laughing
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Mensagem  max Qui Jun 14, 2012 2:46 pm

É muito simples, ora vê!


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Mensagem  iMiguel Sex Jun 22, 2012 12:27 am

Já tenho a bike montada Very Happy Very Happy

No entanto ao colocar os discos, troquei-os... o de 160 em vez de ficar atrás ficou à frente e o de 180 em vez de ficar a frente ficou na roda de tras Razz Agora tenho que esperar mais uns dias para pedir a chave emprestada a um amigo meu...

Vou tirar uma foto brevemente, bem como atualizar o primeiro post com as specs da chaimite
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Mensagem  iMiguel Seg Jun 25, 2012 8:10 pm

Boas.

Finalmente a minha Chaimite saiu à rua. Fui dar um giro com ela pra testar se todos os componentes estavam bem montados e para ver a prestação do rider, pois há cerca de 1 mes e pouco que não pedalo (a escola/exames não o permitem).
A máquina no geral portou-se bem, houve apenas um detalhe que não percebi: tenho a roda de tras bem presa e a corrente bem esticada (fazendo força sobre a mesma ela mal se mexe), no entanto ao fazer uma descida com alguma velocidade (nao era muita, era um pouco mais que o normal, pois os componentes eram "novos" e não queria beijar o chão logo na viagem inaugural), na subida imediatamente a seguir a corrente saltou... Eu pergunto, isto é normal, ou a tensão na corrente ainda não no ponto?


Abaixo deixo uma foto da chaimite no seu habitat natural (peço desculpa pela qualidade da foto, mas o tlm é fraquinho e não faz milagres Razz)

Chaimite Alentejana - Página 2 26062012



  • Marca: On One
  • Quadro: Inbreed 29er Single-Speed [LTD Edition]
  • Suspensão: RockShox XC28, 100mm
  • Avanço: ???
  • Guiador: BBB topbar 5,4 preto BHB-04
  • Bar-Ends: Ritchey WCS Wet Black
  • Travões: Avid Elixir 9
  • Corrente: KMC X8 c/ Missing Link reutilizável
  • Relação (prato x cremalheira): 32×18
  • Eixo Pedaleiro: Shimano BB-ES25, Octalink estriado, rolamento selado, 68mm x 118mm
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Pneu (Frente): Kenda Nevegal 29×2.2
  • Pneu (Atrás): Specialized Fast Trak LK Sport, 29×2.0
  • Selim: Specialized XC, Body Geometry, 143mm width, front and rear bumpers
  • Espigão: BBB 27.2×300
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Mensagem  max Seg Jun 25, 2012 11:29 pm

Se puderes, tira uma foto por trás de maneira que se possa ver o alinhamento da corrente, "pode" ser uma das várias razões para isso acontecer, porque nem sempre uma corrente esticada significa que esteja bem, até porque não comvém que a corrente tenha uma pequena folga, mais ou menos entre 1 a 1.5 cm (flexão na parte inferior da corrente) quando esta estiver em tensão pela parte superior scratch scratch scratch Razz
Por isso é muito importante que o alinhamento do carreto com o prato pedaleiro esteja perfeito.
Vou tentar criar um tópico para explicar como se deve alinhar a corrente!
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Mensagem  iMiguel Ter Jun 26, 2012 8:07 am

ok max, vou tentar tirar a foto esta tarde quando vou dar um giro nela.

Ontem quando fui andar encontrei varias pessoas, ficaram olhando a bike.... nao sei se pelo tamanho das rodas ou se pelo simples facto de nao ter mudanças lol!
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Mensagem  Fukendie Ter Jun 26, 2012 11:48 am

iMiguel escreveu:ok max, vou tentar tirar a foto esta tarde quando vou dar um giro nela.

Ontem quando fui andar encontrei varias pessoas, ficaram olhando a bike.... nao sei se pelo tamanho das rodas ou se pelo simples facto de nao ter mudanças lol!

Ahahahah... É pelo facto de não ter desviador... Ás veses até ouves bocas tipo " Olha roubaram-te o desviador..." lol
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Mensagem  iMiguel Ter Jun 26, 2012 12:38 pm

e aí vem a bela da resposta: "bem me parecia que isto tava mt pesado!" lol! lol!
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Mensagem  iMiguel Qui Jun 28, 2012 9:41 pm

Max, sei que a foto não e' grande coisa, mas por enquanto foi a que consegui tirar... Sera que da pra ver alguma coisa?

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Mensagem  max Sex Jun 29, 2012 12:48 am

Essa foto realmente não é a mais indicada, porque ficou muito próxima do carreto, mas deixo aqui este esquema feito à pressa Very Happy mas como disse vou tentar criar um tópico com imagens para que seja mais explicito.
A imagem é capaz de não ser muito perceptivel, mas o alinhamento correto é achado calculando o eixo da bicicleta e apartir desse eixo, temos de medir até aos dentes da pedaleira exatamente até aos bicos dos dentes, ou seja o meio da espessura, depois medimos atrás nos drop-outs onde a roda traseira fixa e achamos o meio e a partir desse meio damos a medida que achamos até à pedaleira esse será o alinhamento perfeito, mas será tolerado um desalinahmento de + - 2mm
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Mensagem  iMiguel Qua Ago 29, 2012 9:46 pm

Boas.

Chaimite... Após umas merecidas férias no algarve (isto de andar em constantes operações e transplantes de peças, custa!! Razz ), hoje a chaimite foi dar um giro até Monte Gordo (VRSA).

Há já algum tempo parado, hoje fui "esticar" um pouco as pernas e treinar um pouco o batimento cardiaco (ser o mais constante possivel), então a volta resumiu-se a um percurso de 10 km's (cada volta) onde dei 3 voltas. Findo as 3 voltas, dei uma outra volta (diferente da do track) para recuperar e assim ir para casa.

Da parte da chaimite: foi um bom teste, portou-se à altura. Apertei com ela para ver o desempenho da transmissão (e não só), a subir para testei-a para ver se a corrente saltava ou não (coisa que não aconteceu), como é uma 29er, sendo esta uma zona areosa, fiz o teste passando por cima da areia (escusado será dizer qual o resultado para as pernas Razz). A descer como a relação é 32x18, esgotava logo, pelo que a velocidade máxima era só atingida a descer (não sei a cadência porque não tenho o dispositivo Razz).
Da parte do raider: Consegui atingir o objectivo, sendo o HR médio de 162bpm e o pico (num dos sprints que fazia) 189bpm (vou passar estes dados a uma pessoa que percebe do assunto e que me está a acompanhar o meu desenvolvimento para me esclarecer se está tudo bem ou não). O percurso em si é bastante rolante, consegui fazer uma média de 20km/h, máxima de 33.5km/h, num espaço de treino de 1h e 48min.


Segue o track com o respectivo gráfico:
http://tinypic.com/r/v7c9w9/6


Em jeito de conclusão: Foi um bom treino, para repetir nos próximos dias, aumentado o nº de voltas ao circuito. A chaimite está de boa saúde e recomenda-se!
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Mensagem  iMiguel Sex Ago 31, 2012 2:40 pm

Bem a chaimite foi passear novamente, desta vez no sapal de Castro Marim, visitou as praias Retur e Monte Gordo e regressou a casa toda enterreada...

A volta foi de 40km, com um andamento razoável (média de 20km/h) onde deu para atingir um máximo nela, uns estonteantes 43,8km/h!
O percurso (como irei mostrar mais abaixo) era simples, sem grande acomulado (cerca de 156m ), e serviu basicamente para treinar a cadência (embora sem sensor, tentei manter o ritmo constante durante todo o treino (foi cerca de 2h). Como estou em pleno algarve, panhei uma zona de area onde me "partiu" o rendimento (as pernas acusaram logo). Numa subida meio empedrada (com bastantes pedras redondas) a chaimite pregou-me uma partida, queria que caísse de cima dela, mas não fui na conversa dela... O que aconteceu (não cheguei a perceber como tal aconteceu) foi que a corrente saltou num sitio quase plano... bruxedo!! Razz

No caminho, fiz pouquissimas pausas, onde uma delas apanhei um amigo de 4 patas:
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Mapa e grafico de altimetria da volta:
Chaimite Alentejana - Página 2 902jo1
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Resumindo: foi um bom passeio/treino matinal na chaimite. Mais logo ou amanha há mais
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Mensagem  iMiguel Ter Set 04, 2012 7:58 pm

Mais umas voltas e mais umas dores de cabeça. A corrente continua a saltar (atrás)... Sinceramente não sei o que poderei fazer mais. A tensão ta boa, o alinhamento da corrente também, mas a verdade é que a corrente continua a saltar.

Por exemplo, faço uma descida normalissima, sem grande inclinação (daquelas talvez a vel. max. ande na ordem dos 25km/h), com terra solta e algumas pedras pequenas soltas (género estradão "sujo" Razz) faço-a na boa. Continuo a pedalar (mantendo a cadencia), na subida imediatamente a seguir, ao subir a corrente salta sem razão aparente. Alguém sabe do que se trata?

Já fiz 2 testes: parado no inicio da subida com alguma inclinação (tanto em alcatrão como em terra), comecei a subir, apertar com a transmissão e a corrente não se negou... Agora ao fazer uma descida, subir logo de seguida tá quieto... a corrente salta. Com isto, tenho andado a "medo" com a chaimite... Estar sempre a parar para repor a corrente é muito chato.


Alguém tem ideia do que se passa?
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Mensagem  froids Qua Set 05, 2012 12:23 pm

Pode ser uma questão básica e que já tenhas visto o estado do mesmo, mas... não pode ser só o carreto gasto?!
scratch

É que realmente, tb não vejo outra coisa para isso não parar de acontecer.

Abraços e que tudo se resolva rápido.
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Mensagem  Fukendie Qua Set 05, 2012 12:56 pm

Oix! A corrente é nova ou "reciclas-te uma usada?
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Mensagem  iMiguel Qua Set 05, 2012 1:05 pm

Boas.

@froids:
O carreto gasto não é, pois foi retirada de uma cassete "velha" (nem 300kms tinha feitos) de 8v. Essa cassete foi retirada pk mudei a transmissão para 9v na multi-speed.

Quando tiveres pelo alentejo, não há desculpas. A chaimite vai sair para o terreno! bounce


@Fukendie:
A corrente é "nova" (foi comprada de proposito para o projecto).
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Mensagem  Fukendie Qui Set 06, 2012 1:25 pm

Ah-ah! Ora então provavelmente ai está o problema.... Reutilizas-te uma cassete...

Repara, numa cassete as cremalheiras não são lisas, têm pequenos recortes nos dentes, para facilitar a passagem da corrente de um lado para o outro, é o desviador que mantem a corrente no sitio. Se experimentares meter a corrente numa MS sem desviador, ao rodares a pedaleira vais ver que a corrente, mesmo sem desviador, vai descer da cremalheira maior para a mais pequena.
Já nos kit's SS assim como nos carretos tipo BMX, isso ja não acontece! Os dentes são perfeitamente direitos, sem os tais recortes, não empurrando assim a corrente para lado nenhum.

Ou seja, tens de investir num kit SS, porque caso contrário a corrente vai estar sempre a tentar passar para o carreto inferior, foi feito para isso...

Em principio, e sendo a corrente nova, havendo tensão na corrente, não vejo outro motivo para a corrente querer saltar...

Abraço
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Mensagem  iMiguel Qui Set 06, 2012 1:27 pm

Alias, eu tenho um kit SS (carreto 18 dentes + espaçadores), sendo que estou a usar somente os espaçadores. No entanto aquele carreto parece "largo" nos dentes e a corrente não encaixa lá... daí tive que desmanchar aquela cassete...
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Mensagem  froids Qui Set 06, 2012 2:01 pm

Eu estou com o Fukendie...
Já me tinha lembrado do mesmo. Sendo um dos carretos de uma K7, nunca vai ser liso e vai estar sempre a obrigar a corrente a tentar mudar para o carreto do lado lol.
Não vejo outro motivo para a corrente não permanecer no sitio dela.

Em relação à incompatibilidade entre o teu kit SS e a tua corrente também acho esquisito.
Eu comprei um kit normal de SS e com uma corrente de 9v (mais fina que a de 8v) funciona na perfeição.
Mas tu dizes que a corrente não entra no carreto, é?! Eu acho que a corrente ed 8v é mais larga que a de 9v pelo que ainda deveria ser mais "á larga"...

scratch scratch

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Mensagem  iMiguel Dom Out 14, 2012 9:57 pm

Boas.

Mudança de temperatura e a minha chaimite la se constipou... Até lhe saltou a corrente, vejam lá...

Quando andava mais, a corrente as vezes saltava, entao detectei, a origem do problema: O carreto de tras como saltou de uma cassete antiga, os dentes têm as tais saliências para a corrente saltar entre os carretos da cassete, vai daí que um esforço mais agreste, a dita saltava. Então tive que meter um carreto mesmo proprio de SS que tinha (e veio) de um kit SS, mas tenho um problema: Que corrente usar neste carreto? A que tinha era (e é) estreita demais....
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